Toledo do Brasil forneceu a solução que garantiu controle e confiabilidade no gerenciamento das balanças da rede de supermercados
-
Cliente
A rede Ricoy de supermercados foi fundada em 1994 por meio de uma associação entre os grupos Riviera e Yokoi. É uma das quinze maiores redes de supermercado do Brasil e a quarta maior de São Paulo, com cerca de 86 lojas distribuídas pelo estado.
Contando com mais de 8 mil funcionários, a rede opera tanto no atacado como no varejo, atendendo aos mais diversos públicos e segmentos. Com milhares de itens cadastrados, algumas de suas lojas funcionam 24 horas por dia e este é um dos principais diferenciais da Ricoy.
-
Problema
Crescendo cada vez mais no estado, a rede Ricoy necessitava de vantagens operacionais dentro de suas lojas. Cada uma possuía uma estrutura com um servidor de dados que enviava cargas para todas as balanças do estabelecimento e um funcionário para executar este procedimento. Na ausência do responsável, a loja possuía de 3 a 4 pessoas treinadas para o envio também.
Com a loja estruturada neste modelo, a Ricoy encontrava dificuldades para padronizar o envio de cargas das balanças, gastava com manutenção no servidor e ainda contava com eventuais erros do funcionário responsável por administrar os equipamentos. Além disso, como as balanças eram de diversas marcas, existiam diversos tipos de comunicação de rede (ethernet, Wi-Fi, RS-232), dificultando ainda mais a padronização. “Era necessário automatizar o processo e diminuir os custos operacionais”, afirma o diretor de TI da Ricoy, Raul Salvador.
-
Solução
Para resolver os problemas da Ricoy, a Toledo do Brasil, líder de pesagem no país, apresentou seu software de gerenciamento de balanças, o MGV 6 Global. Junto a isso, propôs a atualização de todo o parque de equipamentos de pesagem da rede e foi homologada como fornecedora oficial de balanças. Desde 2012, com a mudança na estrutura das lojas, as 870 balanças da Ricoy são da Toledo e estão conectadas ao MGV 6 Global, que é administrado pela equipe de TI da rede num único ponto, em seu escritório em São Paulo. As cargas são enviadas automaticamente sob demanda, agendada ou corretiva, trazendo mais eficiência à operação em suas lojas.
-
Ganhos
A solução apresentada pela Toledo do Brasil otimizou a gestão de informações, automatizou o processo das lojas, reduziu custos com pessoas, equipamentos e infraestrutura, otimizou o tempo dos colaboradores que eram designados para apenas uma tarefa e, mais importante, trouxe segurança à rede. “O benefício principal foi a segurança da informação, pois minimizamos os erros”, relata o analista de TI, Carlos Casagrande.
Os dados do MGV 6 Global foram integrados com o ERP da Ricoy para melhor leitura das informações. O monitoramento de envio de cargas, que antes era feito localmente em cada loja, passou a ser realizado via relatório diretamente pela equipe de TI, com e-mails enviados em caso de algum problema relatado.
“A preocupação da loja após a mudança passou a ser somente com as vendas. Eles não têm mais a preocupação com preços errados e problemas de infraestrutura. O processo foi todo otimizado”, conta Raul. Segundo Carlos, outro ponto destacado pela Ricoy foi a confiança na Toledo do Brasil. “Já conhecemos a Toledo há algum tempo. O relacionamento sempre foi transparente”, completa.
A Ricoy obteve os resultados esperados com a solução da Toledo do Brasil e, com isso, qualquer nova loja da rede de supermercados será feita nesta estrutura e conectada ao MGV 6 Global em São Paulo. “O software é muito atual no mercado. Não imagino minha operação voltando ao processo antigo”, confirma Raul.
Problema
- Custos elevados com mão de obra e estrutura
- Necessidade de automatizar o processo
- Gastos com manutenção no servidor de cada loja
- Comunicação de rede das balanças não padronizadas; (ethernet, Wi-Fi, RS-232)
Implicações
- Queda na qualidade do atendimento aos clientes
- Prejuízos financeiros
Solução
- MGV 6 Global
Ganhos
- Segurança da informação
- Automatização do processo operacional
- Otimização do tempo e mão de obra
- Redução de custos com funcionários, equipamentos e infraestrutura
- Minimização de fraudes e erros operacionais
- Integração com ERP da empresa
- Monitoria do envio das cargas via relatórios e e-mails, sem necessidade de acesso ao servidor
- Carga enviada automaticamente sob demanda, agendada ou corretiva