Publicado em 11 de Dezembro de 2019

Proprietário da marca buscava inovação para os equipamentos das suas lojas

  • Cliente

    A Casa Santa Luzia é um supermercado e importador de produtos que abriu suas portas em 1926, na esquina das ruas Augusta com Oscar Freire, na cidade de São Paulo. Vendo um cenário de sofisticação e elegância, seu fundador abriu a empresa trabalhando com o conceito de variedade e qualidade, oferecendo os melhores alimentos produzidos no Brasil e no mundo para seus clientes. Atualmente conta com uma equipe de trabalho de mais de 500 funcionários, instalações modernas numa área de vendas perto dos 2200m² e um catálogo de produtos comercializados com 25 mil itens aproximadamente.

    Desde sua fundação, a Casa Santa Luzia se posiciona no mercado como uma loja especial, que além de produtos de primeira qualidade, é reconhecida também pela excelência no atendimento. Até hoje, a forma atenciosa e única de atender cada cliente é mantida como uma das grandes e mais importantes heranças de seu fundador. O cliente é considerado o maior patrimônio da empresa.

  • Problema

    No entanto, a preocupação da Casa Santa Luzia não se resume apenas ao bom atendimento ao seu cliente, esta filosofia é transmitida também no relacionamento com parceiros e colaboradores da loja. No 2º semestre de 2014, a loja precisou atualizar seu parque de balanças, desde a área de produção até os equipamentos do balcão de atendimento ao cliente. Problemas na manutenção das balanças como falta de peças, atrasos na entrega e erros na precisão da pesagem começaram a ficar frequentes ao passar dos dias, o que acabou afetando o atendimento aos clientes.

    Com o desafio em mãos, a equipe de TI da Casa Santa Luzia foi ao mercado para procurar um fornecedor que solucionaria este problema. Para isso, a empresa escolhida deveria ser uma marca sólida, com produtos de qualidade e com mão de obra qualificada para seguir os padrões de qualidade e atendimento premium que a empresa prega, “devido a nossa preocupação em atender bem o cliente, procuramos o que havia de melhor no mercado brasileiro”, comenta Adriano Oliveira, analista de TI da Casa Santa Luzia. Além disso, a loja não poderia mudar a estrutura de rede já presente no local.

  • Solução

    A empresa encontrou na Toledo do Brasil, líder nacional no segmento de pesagem, o produto ideal para que a troca das balanças fosse de forma tranquila. Foram adquiridas 38 balanças Prix no total, sendo o modelo Prix 5 Plus para as áreas de produção: laticínios, hortifrúti, frios, açougue, rotisserie, entre outros, onde o produto já acondicionado é pesado e etiquetado; o modelo Prix 6 para algumas áreas de atendimento ao cliente como açougue e frios; e o modelo Prix 6 touch para as áreas de frutas secas, padaria e confeitaria, que possuem itens diferenciados.

    Além de trocar os equipamentos da loja, a Casa Santa Luzia integrou toda sua rede de balanças ao software MGV 6, que controla, centraliza e gerencia todas as informações dos itens dentro das balanças da loja. A empresa instalou também nas áreas de açougue e frios uma MIT da Toledo do Brasil, que é uma tabela de preços digital que possibilita o uso de mídias para publicidade da loja, seja por promoções internas ou como um espaço de mídia que a empresa pode vender aos seus parceiros. Além disso, a MIT da loja também funciona como um organizador de filas, onde o operador chama a senha do próximo cliente pelo teclado das balanças.

  • Ganhos

    A escolha da Toledo do Brasil trouxe a Casa Santa Luzia uma série de benefícios. Os principais foram a solução dos problemas que a empresa enfrentava e a inserção das novas balanças sem necessidade de nenhum investimento na infraestrutura de rede da loja, assim como projetado no início: “a avaliação da área de TI foi muito boa, senti diferença em lidar com um produto de qualidade. Não tive nenhuma dificuldade de implantação e configuração. Dependendo da área, as balanças estão conectadas em rede via cabo ethernet ou wifi.”, confirma Adriano.

    Os clientes da loja e os operadores da balança, também aprovaram o novo produto, “os clientes repararam a troca e aprovaram a nova balança. O teclado touch é bem rápido e sempre comentam que a balança é bonita e muito moderna”, afirma um dos operadores da Prix 6 Touch. A capacidade das outras balanças também está mais adequada para cada tipo de serviço e os problemas de manutenção foram resolvidos com um contrato de manutenção periódica.

    Com a instalação dos novos equipamentos, a Casa Santa Luzia, através de sua equipe de TI e da Engenharia da Toledo do Brasil, pode desenvolver uma nova etiqueta para controle de cada item da loja. Devido a grande preocupação com o atendimento aos seus clientes, as novas etiquetas deveriam ser de um tamanho especial e conter todos os dizeres importantes daquele item, como preço por kilo, data de validade e tabela nutricional, “a equipe da Toledo foi muito proativa e entendeu nossa necessidade. Em menos de uma semana a nova etiqueta já estava pronta e operando” afirma Adriano.

Problema

  • Falta de Assistência Técnica e suporte
  • Falta de peças
  • Erros na precisão da pesagem
  • Novo fornecedor deveria ser uma marca sólida, com produtos de qualidade e com mão de obra qualificada
  • Novo produto deveria manter a infraestrutura de rede que já existia no local

Implicações

  • Queda na qualidade do atendimento aos clientes
  • Prejuízos financeiros
  • Perda do status de loja Premium

Solução

  • Prix 5 Plus, Prix 6, Prix 6 Touch, MGV 6 e MIT

Ganhos

  • Sem dificuldades de implantação e configuração dos equipamentos
  • Produtos de qualidade
  • Desenvolvimento de uma nova etiqueta num curto período de tempo
  • Produtos com comunicação ethernet e wireless, mantendo a infraestrutura de rede existente
  • Teclado touch rápido
  • Capacidade das balanças adequada para cada tipo de serviço
  • Vinculou a imagem da loja à um produto de alta tecnologia no mercado
  • Peças nacionais e em estoque
  • Produto robusto e com durabilidade
  • Balanças com portaria do Inmetro
O que está buscando?