# Quais são os cuidados que devemos tomar com as balanças em aço inox?
Por serem mais duráveis e resistentes à corrosão, as balanças em aço inoxidável trazem diversos benefícios em suas aplicações. Mas para que essas balanças conservem suas características iniciais e seu perfeito funcionamento com o decorrer do tempo, é fundamental tomar alguns cuidados, que serão destacados neste post.
Antes, porém, para melhor entendimento sobre o assunto, é importante saber: “O que é aço inox”?
O surgimento do aço inox aconteceu há mais de 100 anos. O aço inox está presente no nosso dia a dia e em diversas formas, como em talheres, travessas, geladeiras, torneiras, instrumentos cirúrgicos e, inclusive, balanças.
Os primeiros trabalhos realizados no sentido de melhorar a resistência à oxidação das ligas de ferro datam de meados do século XIX. O verdadeiro descobrimento dos aços inoxidáveis e, sobretudo, a sua fabricação industrial aconteceu nos anos anteriores à Primeira Guerra Mundial, quase que simultaneamente na Inglaterra e na Alemanha.
O aço inoxidável ou inox é uma liga de ferro e crômio, podendo conter também níquel, molibdênio e outros elementos, que apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica. As principais famílias de aços inoxidáveis, classificados segundo a sua microestrutura, são: ferríticos, austeníticos, martensíticos, endurecíveis por precipitação e duplex.
Mas mesmo com muitos anos de uso do aço inox, ainda existem muitas dúvidas. Quais são as principais características e diferenças entre o aço inox e o aço carbono?
O aço inoxidável é mais resistente à oxidação e à corrosão, em relação ao aço carbono, devido à sua composição. O aço carbono é composto por ferro e carbono, basicamente. Já o aço inox , além do ferro e do carbono, tem a adição de cromo e níquel como principais elementos que atribuem maior resistência à corrosão, além de silício, molibdénio e outros elementos dependendo da família do aço inox.
Dessa forma, o aço inoxidável apresenta geralmente maior resistência à corrosão (quando submetido a um determinado meio ou agente agressivo), à oxidação e a altas temperaturas.
Procurando oferecer sempre o que há de mais moderno ao mercado, trazendo as melhores soluções em pesagens, a Toledo do Brasil possui uma linha completa de balanças em aço inoxidável.
Mas o que devemos fazer para um melhor aproveitamento e conservação do equipamento?
* As balanças podem e devem ser lavadas com água corrente, inclusive nas suas partes inferiores;
* Caso exista agregação de material, ele deve ser removido, se necessário, de forma mecânica, com uma esponja não abrasiva e detergente líquido com pH neutro. Todo o equipamento deve ser limpo, tomando cuidado com os lacres, cabos elétricos e células de carga. A agregação de material deve ser observada principalmente na parte inferior da plataforma e no chassi (quando aplicável);
* O painel do terminal de pesagem não pode ser limpo com material abrasivo.
Quais são os procedimentos que devem ser feitos para a limpeza das balanças quando apresentarem oxidação causada pela contaminação do aço inox?
* Lixar levemente a área oxidada, utilizando uma lixa d’água grão 280 ou uma folha de esponja “Scotch-Brite” tipo AMF (substituir a lixa ou esponja assim que estiver impregnada com ferrugem);
* Repetir as lixadas até que a mancha fique de cor acinzentada;
* Limpar a superfície com pano e álcool;
* Lixar vigorosamente a área oxidada até que a mancha de ferrugem desapareça;
* Limpar novamente com pano e álcool.
Enfim, essas são algumas orientações e cuidados que devemos ter diariamente para a manutenção e a limpeza do equipamento de pesagem e, consequentemente, para sua maior durabilidade.