Como Escolher Um Bom Fatiador De Frios?
O fatiador de frios faz parte dos equipamentos essenciais em uma padaria, lanchonete ou restaurante. Com ele, é possível ter mais agilidade e precisão no corte, garantindo uma padronização na entrega ao cliente.
Para escolha do aparelho ideal, é preciso se atentar as regulamentações estabelecidas como a Portaria 371/2009 do Inmetro, que busca atestar qualidade e seguridade.
*Escute a narração do artigo e saiba como Escolher Um Bom Fatiador De Frios*:
Como escolher um bom fatiador?
Alguns fatores são essenciais para garantir a alta qualidade de um fatiador de frios, são eles:
Performance
Para garantir a boa performance do aparelho, é necessário se atentar a tecnologia e a qualidade da lâmina do equipamento.
Para identificar essas especificações, verifique se o aparelho é capaz de realizar cortes de diferentes espessuras, que mantenham o padrão, além de ser capaz de entregar, em média, 40 fatias por minuto.
Além disso, verificar a finalidade da utilização do equipamento também é importante. Por exemplo, se o estabelecimento trabalha com alimentos que possuem uma dimensão maior, como os embutidos italianos, é necessário adquirir um fatiador que tenha uma lâmina de 350 mm.
Porém, se seu estabelecimento utiliza apenas produtos com dimensional menor, a lâmina pode ser menor, com 300 mm.
Higienização
Quando o fatiador é utilizado constantemente, o equipamento fica com restos de alimentos, Se o aparelho apresenta uma dificuldade na higienização, podem ocorrer danos.
Além disso, sem que haja a limpeza no fatiador de alimentos, o acúmulo de resíduos no equipamento pode contaminar os alimentos e infringir a legislação sanitária.
Para verificar a facilidade na higienização de um aparelho, é preciso analisar se ele possui uma construção muito complexa, que fará com que a limpeza tome muito tempo. Aparelhos com superfície lisa e arredondados também evitam a proliferação de microrganismos.
Material
O acabamento em alumínio anodizado e aço inoxidável é o ideal, pois não deixa penetrar líquidos nem gorduras dos frios. Além disso, esses materiais não enferrujam, ao contrário dos fabricados em aço carbono.
Segurança
É preciso verificar se o fatiador de frios segue as normas regulamentadoras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Inmetro. Os principais pontos são:
* todo equipamento deve ter o selo do Inmetro e certificação atendendo aos requisitos da portaria 371/2009.
ter chave geral com dispositivo de bloqueio;
* contar com disjuntor elétrico, para evitar acidentes e danos com a oscilação da energia;
* botão de emergência que interrompa imediatamente o funcionamento do fatiador em caso de acionamento;
* proteção na lâmina;
* afiador integrado;
* proteção nas lâminas de corte;
* sensores nas proteções móveis;
* cabo de alimentação certificado.
Os fatiadores de frios da Toledo do Brasil oferecem toda qualidade com segurança, higiene, robustez e design ergonômico. Além disso, a empresa possui uma linha completa e avançada de fatiadores de frios, que apresenta características exclusivas em alguns modelos, como:
* ajustes de velocidade e curso de corte para o fatiamento dos mais variados tamanhos e tipos de produtos;
* pré-seleção da quantidade de fatias a serem cortadas e melhor distribuídas na pré-embalagem.
Todos os fatiadores atendem integralmente as legislações vigentes.
Saiba mais conteúdos sobre fatiadores de frios no blog da Toledo do Brasil.