Televendas 0800 545 4122

Venda de Peças 0800 225 2622

Suporte (11) 4356-9009

Idioma

Indústrias, em geral, possuem ambientes com potencial de explosão, que são conhecidos como área classificada.
Porém, para ocorrer um incêndio ou uma explosão, é necessário reunir três fatores, que incluem o oxigênio, substâncias inflamáveis e uma fonte de ignição, que na maioria dos casos é proveniente de equipamento não protegido, completando um triângulo de fogo.

Nesse sentido, diversas substâncias podem tornar uma área potencial a explosão, por exemplo: gás, vapor, poeira, fibra e partícula suspensa.

Para evitar explosão, é recomendado que as empresas invistam em soluções seguras, que não sejam capazes de produzir essa fonte de ignição.

Pensando nisso, entrevistamos Amanda Menezes, engenheira de produto da Toledo do Brasil, que trouxe informações sobre as soluções desenvolvidas pela empresa para área classificada. Continue lendo nosso artigo e entenda o assunto.

O que são áreas classificadas

De acordo com Amanda, uma área classificada consiste em um espaço potencialmente perigoso, devido à presença de substâncias inflamáveis, explosivas ou combustíveis.

“Áreas assim são classificadas conforme os riscos de explosão em zonas, segundo normas e regulamentações específicas, como a norma ABNT NBR IEC 60079”, explica.

Ela ressalta que essa classificação de área é necessária para proporcionar segurança aos ambientes industriais, como fábricas químicas, farmacêuticas, grãos e refinarias, porém ela deve ser feita por uma empresa especializada (Toledo do Brasil não realiza este serviço de classificação de área).

“Para essas áreas, são definidas medidas de segurança rigorosas, como sistemas de ventilação, controle de fontes de ignição, uso de equipamentos apropriados para operações em ambientes explosivos e procedimentos de operação e manutenção que possibilitam reduzir os riscos de explosão”.

Principais riscos associados a uma área classificada

É fundamental que profissionais que operam em uma área classificada estejam conscientes dos riscos relacionados a esse tipo de ambiente. A seguir, apresentamos os principais, segundo apontamentos de Amanda:

Atmosferas explosivas e substâncias inflamáveis

Conforme explicação de Amanda, uma atmosfera explosiva é formada pela combinação de uma substância inflamável em concentrações adequadas com oxigênio atmosférico. “Qualquer fonte de ignição dentro desses ambientes pode gerar uma explosão, danificando as instalações e os equipamentos e colocando em risco a vida das pessoas. É muito comum clientes acreditarem que espaços abertos, ou seja, ao ar livre não possuem atmosferas explosivas, porém isso é um erro. Atmosferas explosivas podem ser em espaços confinados ou em áreas abertas”.

Riscos de ignição e eletricidade estática

Ressalta-se que fontes de ignição presentes em áreas classificadas representam riscos potenciais. Essas fontes incluem faíscas ou calor gerados por equipamentos elétricos inadequados para áreas classificadas, superfícies aquecidas, chamas abertas, eletricidade estática e impactos mecânicos.

Amanda enfatiza que a eletricidade estática em si representa um grande risco, especialmente em ambientes com produtos inflamáveis ou poeiras combustíveis. “Nestes casos, a eletricidade estática pode acumular-se nos equipamentos, aumentando o risco de ignição se descargas elétricas ocorrerem em áreas desprotegidas”.

Qual é a importância de respeitar as legislações relacionadas às áreas classificadas

No Brasil, as legislações vigentes relacionadas ao tema área classificada são principalmente regulamentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), além de outras normas e regulamentos inerentes a cada setor.

Veja a seguir, a importância de respeitar essas diretrizes, conforme explicação de Amanda:

#

Segurança dos trabalhadores e instalações

Amanda afirma que as normas e regulamentações referentes às áreas classificadas possibilitam proteger os profissionais e as instalações que operam em ambientes com riscos de incêndio e explosões.

“Cumprir essas diretrizes contribui para evitar graves acidentes que podem ter como consequências lesões ou perda de vidas e danos irreversíveis a instalações”.

#

Preservação ambiental e conformidade legal

Amanda alerta que manusear de maneira inadequada substâncias perigosas em áreas classificadas pode ter como consequência vazamentos, derramamentos ou emissões prejudiciais ao meio ambiente. Ela também pontua que o não cumprimento das legislações associadas às áreas classificadas pode gerar multas, penalidades legais e até mesmo o fechamento de uma empresa.

“Nesse sentido, cumprir a legislação à risca contribui para evitar danos ao ecossistema local e impactos negativos nos recursos hídricos, na fauna e na flora. Respeitar as diretrizes legais é fundamental para manter a licença da operação e evitar multas e sanções”.

#

Confiança do público e dos investidores

Amanda enfatiza ainda que empresas que se comprometem com a segurança e conformidade legal em áreas classificadas geram confiança entre os clientes, investidores e órgãos reguladores. “Isso pode resultar em maior credibilidade no mercado e atratividade para investimentos”, afirma.

Áreas classificadas e atmosferas explosivas: como prevenir acidentes

Para prevenir acidentes em áreas classificadas e atmosferas explosivas, é necessário adotar determinadas medidas de segurança. Confira as principais:

#

Classificação adequada de áreas

Amanda afirma que é essencial garantir que as áreas classificadas sejam identificadas corretamente. “Deve ser levado em consideração o processo produtivo, local de instalação e produto manuseado para determinar qual zona, classe e temperatura os equipamentos deverão obedecer para ser instalados nestes locais. Estas informações deverão constar no mapa de classificação de área, que todos os clientes devem possuir para se assegurar (realizadas por empresas especializadas)”, defende.

#

Uso de equipamentos certificados

Ela destaca que para operar em atmosferas explosivas, é fundamental utilizar somente equipamentos elétricos, instrumentação e dispositivos certificados. “Esses equipamentos são desenvolvidos para diminuir o risco de ignição e passam por testes que garantem sua segurança nessas condições, assim é imprescindível sempre exigir os certificados dos equipamentos atualizados”.

#

Manutenção regular

Segundo Amanda, as indústrias devem efetuar regularmente a inspeção e manutenção dos equipamentos em áreas classificadas. “As manutenções são necessárias para avaliar integridade mecânica e elétrica de todos os equipamentos na área”, explica.

#

Sinalização e comunicação

Ela revela que também é indispensável utilizar sinalizações apropriadas para indicar áreas classificadas, listando também instruções de segurança e ações a serem tomadas em casos de emergência.

Equipamentos da Toledo da Brasil para área classificada

De acordo com Amanda, “existem três tipos principais de zonas de risco: a Zona 0/20, de extrema criticidade; a Zona 1/21, altamente crítica; e a Zona 2/22, menos crítica. A Toledo oferece equipamentos adequados para operação nessas duas últimas zonas, garantindo que os clientes possam realizar suas pesagens com tranquilidade, mesmo em ambientes classificados como potencialmente explosivos, diz.

Confira, a seguir, quais são os equipamentos da Toledo do Brasil para uma área classificada:

#

TI311x

O Terminal Industrial TI311x é projetado para áreas classificadas zona 1/21 e é ideal para pesagem em tanques, plataformas e sistemas analógicos. Sua segurança intrínseca permite a instalação direta na área de operação, simplificando o processo de pesagem, enquanto os módulos de comunicação permanecem em zonas seguras. Oferece múltiplas opções de registro de dados, como impressão via RS-232C, conectividade com PCs e Ethernet TCP/IP, além de suportar redes Profibus-DP e Ethernet IP e permitir o uso de displays remotos.

tx_subir

É uma solução versátil oferecida com fonte de alimentação interna multivoltagem ou por meio de bateria externa, com autonomia de 60 a 100 horas. Ele atende tanto áreas de gases e vapores inflamáveis (Zona 1/2, Grupo IIA, IIB e IIC, T1 a T4) quanto de poeiras combustíveis (Zona 21/22, Grupo IIIA, IIIB e IIIC, T125°C). Suas características incluem um display LCD com teclado de 21 teclas e um grau de proteção IP65.

#

TI510XX

O indicador digital de peso TI510xx foi desenvolvido para aplicações industriais e reúne o que há de mais moderno em tecnologia de pesagem, tornando-se versátil nas aplicações de pesagens de caçambas, silos, tanques, plataformas de piso etc. Sua segurança intrínseca permite a instalação direta na área de operação, simplificando o processo de pesagem e seus módulos de comunicação estão dentro do terminal.

Apresenta diversas alternativas de conectividade com CLP, microcomputador, impressora e display remoto, permitindo a sua interligação a periféricos e sistemas de controle das redes industriais. Foi concebido com um display gráfico de alta resolução que o torna bastante interativo com usuário por meio do modo de exibição das informações de pesagem, comandos e controles. Está aprovado para instalação em áreas classificadas, que lidam com gases e vapores inflamáveis (Zona 2, Grupo IIC, e T4 Poeiras) e fibras combustíveis (Zona 22, Grupo IIIC e Temp. 135°C).

subir_ti_500png

#

PL 3000x

Nossa balança transpaleteira PL3000x é a solução ideal para pesagem de cargas paletizadas em áreas classificadas Zona 1/21 no próprio local de armazenagem, pois apresenta sensores de peso (células de carga) e indicação eletrônica digital intrinsecamente segura.

A PL3000x apresentando capacidades de 1 mil e 2 mil kg. Desenvolvida em aço carbono ou aço inoxidável, é apropriada para paletes de padrão brasileiro (1,20 m de largura) ou de padrão europeu (0,80 cm de largura). Utiliza o terminal de pesagem TI311x, fabricado em aço inoxidável com montagem em coluna de sustentação, utilizado para pesagem simples.

Conta ainda com diversas vantagens opcionais, por exemplo: rodízios de ferro revestidos de poliuretano, para pisos sensíveis, com ou sem freio de estacionamento; rodízios traseiros duplos, de nylon ou de ferro com revestimento de poliuretano, para pisos irregulares.

pl_subir

#

Barreira de Proteção Intrínseca

Nossa barreira de proteção intrínseca funciona para permitir a utilização dos demais tipos de soluções de pesagem da Toledo do Brasil em área segura, fazendo com que a tensão de alimentação seja reduzida ao entrar na área classificada e assim garantindo a segurança do processo.

tabela_up

Conclusão

Neste artigo, você viu que:

• Indústrias, em geral, possuem ambientes com possibilidade de explosão, que são conhecidos como área classificada;

• Para ocorrer um incêndio ou uma explosão, é necessário reunir três fatores, que incluem o oxigênio, duas ou mais substâncias inflamáveis e um equipamento que pode ser fonte de ignição, caso não seja protegido;

• Diversas substâncias podem tornar uma área propensa a explosão, por exemplo: gás, vapor, poeira, fibra e partícula suspensa;

• Para evitar explosão, é recomendado que as empresas invistam em soluções seguras, que não sejam capazes de produzir essa fonte de ignição;

• Fontes de ignição podem ser faíscas provenientes de equipamentos elétricos inapropriados para áreas classificadas, calor gerado por processos industriais, superfícies quentes, chamas abertas, eletricidade estática e impactos mecânicos;

• Para determinar a área classificada é realizado o serviço de mapa de área, por empresa especializada (a Toledo do Brasil não classifica área);

• Essa classificação é necessária para proporcionar segurança aos ambientes industriais;

• No Brasil, as legislações vigentes relacionadas ao tema área classificada são principalmente regulamentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP);

• Seguir essas legislações é importante para garantir a segurança dos trabalhadores, manter as instalações protegidas, preservar o meio ambiente e evitar multas e sanções entre outros fatores;

• A eletricidade estática em si representa um grande risco, especialmente em ambientes com produtos inflamáveis ou poeiras combustíveis;

• Para prevenir acidentes em áreas classificadas e atmosferas explosivas, é necessário adotar determinadas medidas de segurança;

• O Toledo do Brasil desenvolveu quatro equipamentos que são ideais para uma área classificada. São eles: TI311x, TI510xx, PL 3000x e Barreira de Proteção Intrínseca.

Se você gostou do nosso artigo sobre área classificada, compartilhe com outra pessoa que se interesse pelo tema.

LEIA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

Balança contadora de peças: qual é a importância dessa tecnologia
Manutenção de balança industrial: entenda a importância desse serviço
Inovação na pesagem: Toledo do Brasil desenvolve solução que mensura o peso do tarugo de aço

Deseja remover este item?
Comparar Produtos Compare até 3 produtos Prix
Comparar