Ad’oro otimiza o tempo de pesagem de suas operações com o uso do software Guardian
Ad’oro otimiza o tempo de pesagem de suas operações com o uso do software Guardian
Com a solução adquirida, a empresa otimizou o tempo de pesagem das cargas na fábrica, que passou de três minutos e meio para um minuto, em média, desde a entrada do veículo no primeiro sensor da balança até a saída dele já pesado
Com o propósito de expandir seus negócios, a Ad’oro, uma das maiores empresas especializadas no abate e comercialização de frangos e na fabricação de ração, vem incorporando novas tecnologias em suas unidades de operações no País.
Com matriz em Várzea Paulista, que conta com um abatedouro com capacidade de 220 mil aves por dia, e filial em São Carlos, onde fica a fábrica de ração, a Ad’oro estabeleceu, desde 2017, uma parceria de sucesso com a Toledo do Brasil.
O gerente de logística e planejamento agropecuário da Ad’oro, Valdecir Fornari, destaca que a empresa tinha na fábrica, em São Carlos, até 2017, uma balança com capacidade máxima de 60 toneladas. E conforme foram crescendo as demandas e, consequentemente, com o aumento das cargas dos caminhões, houve a necessidade de buscar no mercado uma tecnologia capaz de aumentar a capacidade de pesagem dos veículos, como também conferir maior segurança às operações.
Contratação de uma consultoria
Para a troca e expansão dos equipamentos de pesagem, a Ad’oro contratou a consultoria Bittencourt & Associados. De acordo com o diretor da consultoria, Marcelo Bittencourt, o que o motivou para a escolha da solução foi a visita feita na fábrica da Toledo do Brasil e o alto nível dos softwares desenvolvidos pela empresa. Tudo isso passou uma confiança muito grande sobre as questões das integrações que precisariam ser feitas. O projeto desenvolvido foi todo personalizado, desde a parte de tecnologia de API, webservice até toda a documentação que foi fornecida.
Guardian - sistema de automação rodoviária
Para a solução ser completa e mais eficaz, foi adquirido o sistema de automação rodoviária Guardian da Toledo do Brasil. Bittencourt explica que o Guardian se integra com mais de uma plataforma digital da Ad’oro, tanto de fabricação quanto de gestão, incluindo as questões fiscais e de auditoria. Outro benefício é que existe dentro do sistema um backup.
Otimização do tempo de pesagens
A aplicação do Guardian resultou na otimização do tempo de pesagens. O gerente de logística e planejamento agropecuário da Ad’oro enfatiza que o tempo de pesagem das cargas na fábrica passou de três minutos e meio para um minuto, em média, desde a entrada do veículo no primeiro sensor da balança até saída dele já pesado.
Rápido retorno do investimento
O diretor da consultoria acrescenta que a solução teve um reflexo positivo para os transportadores, que passaram a poupar tempo e ter menos burocracia. Isso refletiu no tempo de frete. Para o transportador, que antes perdia muito tempo parado nos pátios aguardando o serviço de pesagem, esse tempo se reverteu em viagens e quilômetros rodados. O payback do projeto foi melhor do que era esperado incialmente. Com a balança, passa a impressão de que não há movimento na fábrica. Mas ela deverá atender à expansão da Ad’oro, provavelmente, para os próximos 10 anos.