Os equipamentos de pesagem desenvolvidos pela Toledo do Brasil exercem uma função de extrema importância em diversas indústrias e no varejo.
A precisão e confiabilidade dessas balanças são fundamentais para assegurar sua durabilidade, bem como a qualidade dos produtos e conformidade com regulamentações.
Porém, para garantir sua performance e rigor, é conveniente contar com peças originais, desde a célula de carga de balança até os teclados.
Para falar sobre esse tema, entrevistamos Wendel Teixeira, supervisor de vendas internas da Toledo do Brasil. Continue lendo nosso artigo e entenda o assunto.
O papel fundamental das peças originais na precisão e desempenho de equipamentos de pesagem
Segundo Wendel, o principal benefício das peças originais é que elas garantem uma maior durabilidade aos equipamentos. “Quando você usa peça original, você tem a vida útil prolongada e a tranquilidade de saber que esse item não está prejudicando outras peças”.
Além disso, ele destaca que a peça original permite que a balança funcione com mais precisão. “Você pode evitar perdas na pesagem. Se você tem uma peça que não é original, talvez ela não te dê uma precisão necessária e, consequentemente, você pode pesar errado, pode ter uma perda econômica”.
De acordo com ele, no caso de balanças pesando errado devido à falta de qualidade de suas peças, a empresa pode ter perdas financeiras ou lesar clientes, vindo a receber multas de órgãos fiscais.
“A peça ‘pirata´ pode durar menos ou até quebrar no momento em que as pessoas estão mais precisando do equipamento, ou seja, ter uma perda de produtividade”, acrescenta.
Segundo sua explicação, as peças “piratas” não são fabricadas seguindo os mesmos critérios que as originais. “Não têm os mesmos componentes, nem as mesmas certificações, são produtos de má qualidade que utilizam de forma ilegal o nome da empresa fabricante do produto”.
Ele destaca que as peças que mais sofrem pirataria são a célula de carga, o cabeçote térmico e os teclados em geral. “O teclado, sem dúvidas, é o mais pirateado de todos, porque ele não tem muita tecnologia embarcada na sua produção, é um item relativamente mais simples de se copiar”.
Conforme expõe, muitas vezes, a pessoa acredita estar economizando ao comprar uma peça pirata, mas, em curto prazo, terá que repor aquela peça novamente.
“Vale a pena você desembolsar um pouco mais na compra de uma peça original, porque você vai garantir a vida útil do seu equipamento por mais tempo, além de garantir maior precisão ao produto e, consequentemente, isso gera economia”.
Além disso, explica, que ao comprar uma peça original, a empresa terá direito ao suporte técnico da Toledo do Brasil e à garantia do produto.
“Para produtos que estão dentro do período de garantia, isso é ainda mais relevante. No caso da Toledo, muitos produtos têm a garantia longa, de três, cinco anos. Então, a pessoa que optar por aplicar uma peça pirata ou paralela, “economiza em uma peça”, mas pode perder a garantia do produto”.
Ele ressalta que até mesmo quando o assunto é segurança, as peças originais desempenham um papel fundamental. “Uma peça pirata que compõe a parte eletrônica ou elétrica do produto pode entrar em curto-circuito, gerar, em casos extremos, até um incêndio ou algo do tipo”.
Além disso, Wendel enfatiza que a diferença de valor não é tão grande entre as peças originais e piratas. “Às vezes, pode ser uma diferença de 30%. Quando é mais do que isso, é um indício de que a qualidade das peças ‘pirata’ é ainda pior”.
Para identificar uma peça falsificada, ele aconselha comparar com a peça original utilizada anteriormente e verificar se existe um selo do fabricante ou marcas de rastreabilidade como o número de série de fabricação ou “QRCODE”, por exemplo.
“Quem está comprando uma peça é porque a anterior está quebrada ou precisa de manutenção. Se você colocar uma ao lado da outra vai ver que é nítida a diferença, as cores não batem, a logomarca é diferente. Algumas são muito próximas da perfeição na aparência, então teria que se apegar aos detalhes, como espessura, tamanho. Uma dica importante é sempre comprar das Oficinas e Revendedores Autorizados pela Toledo”.
Conclusão
Neste artigo, mostramos a importância de comprar peças originais da Toledo do Brasil. Para comprar peças para os seus equipamentos, entre em contato pelo WhatsApp (11) 99666-8280 ou pelo e-mail assistenciatecnica@toledobrasil.com.
E caso desconfie de fraude, encaminhe sua denúncia para Ouvidoria do Inmetro, pelo telefone 0800 285 1818 (de segunda a sexta-feira, das 9 h às 17 h) ou pelo formulário http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria.
VEJA TAMBÉM NO BLOG DA TOLEDO DO BRASIL
Vozes de Peso aborda assinatura sonora da marca Prix em seu 11º episódio
Toledo do Brasil lança solução para apoiar unidades de armazenamento de grãos