Inauguração oficial do Laboratório HUB ICT – de Inovação, Ciência e Tecnologia da Toledo do Brasil - FEI

O projeto visa aproximar o mundo acadêmico do mundo empresarial, incentivando o desenvolvimento de novas soluções e inovações, contribuindo para o futuro do País.

Categorias:

No dia 28 de junho deste ano, foi realizada a cerimônia oficial de inauguração do Laboratório HUB ICT – de Inovação, Ciência e Tecnologia da Toledo do Brasil no Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo. Esse projeto conta com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia do Governo Federal para Incentivo Fiscal para Pesquisa e Desenvolvimento.

Realizado através da parceria entre a Toledo do Brasil e o Centro Universitário FEI, o programa de estágio tem duração de um ano, com possibilidade de renovação, com 30 horas semanais, e traz ganhos tanto para os alunos bolsistas quanto para as instituições de ensino e corporativa, porque aproxima o mundo acadêmico do mundo empresarial, incentivando o desenvolvimento de novas soluções e inovações, contribuindo para o futuro do País.

No HUB ICT – Toledo do Brasil serão desenvolvidas soluções focadas em tecnologia de pesagens e balanças rodoviárias, ferroviárias e também de varejo, com melhorias propostas em sistemas estruturais, controle e desenvolvimento de software.

Participantes do Evento

O evento reuniu autoridades empresariais, acadêmicos e estudantes. Pela Toledo do Brasil, estiveram presentes o Diretor- Presidente, Paulo Haegler, e o Diretor Vice-Presidente, Edson Freire.

Pelo Centro Universitário FEI, o Presidente da Fundação, Pe. Theodoro Paulo Severino Peters; o Reitor e Prof. Dr. Gustavo Henrique Bolognesi Donato; o Vice-reitor de Extensão e Atividades Comunitárias, Prof. Flavio Tonidandel; Coordenador da Agência FEI de Inovação – AGFEI, Prof. Dr. Vagner Bernal Barbeta; Professora do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI e coordenadora do Laboratório HUB ICT – Toledo, Profª. Dra. Michele Rodrigues Hempel Lima; Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Prof. Dr. Carlos Eduardo Thomaz; Chefe do Departamento e Coordenador do Curso de Ciência da Computação, Prof. Dr. Plínio Thomaz Aquino Júnior; Chefe do Departamento e Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, Prof. Dr. Marko Ackermann; Professor Tempo Integral do Departamento de Ciência da Computação do Centro Universitário da FEI e Coordenador do Projeto, Prof. Dr. Paulo Sérgio Silva Rodrigues; e o Coordenador de Engenharia de Automação e Controle e Engenharia Elétrica, Renato Giacomini.

Participaram também os 14 alunos e bolsistas da FEI, integrantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Automação e Controle, e Ciência da Computação, que fazem parte do programa HUB ICT da Toledo do Brasil.

Depoimentos

Para Eric Rossini, aluno de Engenharia de Automação e Controle a experiência está sendo extremamente enriquecedora:

“Participar do programa está sendo muito positivo, porque temos a oportunidade de conversar com os gestores e os demais participantes de outras áreas de estudo como de mecânica, de elétrica e de programação. Além disso, com o estágio estou aprendendo muitas coisas que estão me ajudando no aprendizado na faculdade e vice-versa. O fato de estagiarmos dentro da própria FEI facilita muito nosso dia a dia, além de estarmos muito próximos da Toledo do Brasil, caso haja a necessidade de ir até a empresa”.

Rafael Guariza, aluno de Engenharia Mecânica, afirmou que:

“É uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional e está sendo uma experiencia única, que acredito que será um diferencial para o meu futuro”.

O Pe. Theodoro Paulo Severino Peters, Presidente da Fundação, destacou que acompanhou de perto a criação do HUB – ICT.

“Duas instituições vizinhas fisicamente e próximas nas suas missões, qualificadas a serviço do bem da sociedade. Desde sua origem, a FEI se articula com as empresas e indústrias para a formação de profissionais de qualidade com o objetivo de fomentar a inovação através da pesquisa com o chão de fábrica, reproduzindo em seus laboratórios de aplicações as teorias para o diagnóstico e resolução de problema concretos apresentados. Esse momento marca a qualidade da parceria firmada entre a FEI e a Toledo do Brasil, partilhando saberes e fazeres disponíveis com os protagonistas estudantes, orientadores, pesquisadores, engenheiros e programadores de empresas”.

De acordo com o Reitor e Prof. Dr. Gustavo Henrique Bolognesi Donato,

“o programa incentiva o desenvolvimento de soluções focadas em tecnologias e traz benefícios para todos os envolvidos, unindo a teoria com a prática, contribuindo para o aprendizado”.

Segundo Dra. Michele Rodrigues Hempel Lima, Professora do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI e coordenadora do Laboratório HUB ICT – Toledo,

“Através do projeto, os alunos conseguem trabalhar com temas reais da Toledo do Brasil dentro da FEI, sem deixar a graduação de lado. Além disso, possibilita pesquisas e desenvolvimento de projetos tecnológicos novos, unindo trabalho e estudo. A ideia é que através dessa parceria consigamos trazer novas soluções, mostrando para os alunos o ambiente corporativo”.

Para Renato Giacomini, Professor e Coordenador do Departamento de Engenharia de Automação e Controle e Engenharia Elétrica da FEI, “o projeto é muito importante tanto para desenvolvimento dos alunos quanto para as empresas, porque aproxima o mundo acadêmico do mundo empresarial, que é algo pouco frequente no Brasil. A FEI tem como tradição projetos de parcerias com empresas e contamos com o apoio das lideranças da faculdade”.

O Presidente da Toledo do Brasil, Paulo Haegler, está muito animado com o projeto.

“Vamos colher bons frutos, com alunos mais capacitados, professores motivados com projetos aplicados na indústria, inovações e soluções que possamos vender ou aplicar nos processos de fabricação, assim como potenciais novos colaboradores para a nossa empresa”.

Por fim, o Diretor Vice-Presidente da Toledo do Brasil, Edson Freire discursou sobre os valores da empresa.

“A Toledo do Brasil está segmentada sob vários pilares. Mas vou destacar dois deles. Um é o pilar do desenvolvimento, porque uma companhia somente cresce se seus profissionais se desenvolverem também. As universidades, as empresas e o Brasil precisam de profissionais capacitados para crescerem. Outro pilar importante é o da integridade. Precisamos praticar integridade, ou seja, melhorar a relação com as pessoas, criar um ambiente harmonioso, ter um bom relacionamento com os nossos parceiros e fornecedores, com a sociedade e com o ambiente. A integridade precisa estar presente em todos os atos do nosso dia a dia”.