Saiba como as modernas soluções em pesagem e gerenciamento do rebanho podem contribuir para que o produtor obtenha mais quilo de carne por hectare ao ano.
Na busca do aumento da eficiência da pecuária de corte, hoje são aplicadas muitas tecnologias a fim de oferecer ao mercado produtos que disponham de um maior padrão de qualidade e que atendam às necessidades dos produtores, visando maior produtividade e lucratividade num cenário global competitivo.
Mas o que o pecuarista precisa fazer para se tornar referência na produção de gado?
Para isso acontecer, o produtor precisa saber dos resultados da nutrição, sanidade e genética do rebanho. É preciso mensurar os resultados para tomar decisões e avaliar os investimentos. Só se consegue mensurar e avaliar esses resultados verificando o desempenho dos animais. E como verificar o desempenho dos animais?
Através do peso é possível avaliar os efeitos positivos ou negativos, como:
Da nutrição: acompanhar o peso do animal é de extrema importância para avaliar a eficiência produtiva de um sistema composto por pastagens bem manejadas e uso de suplementação nutricional estratégica para bovinos.
Da genética: uma das ferramentas mais utilizadas para a avaliação genética é a Diferença Esperada na Progênie (DEP), a qual está diretamente relacionada ao peso. Existe DEP para peso ao nascimento, peso na desmama, peso adulto, peso ao abate. O peso para a inseminação e reprodução das fêmeas é também de fundamental importância.
Da sanidade: através da pesagem, pode-se dar a dosagem correta de medicamentos. A superdosagem, por exemplo, não traz benefício ao animal, ao contrário, pode levá-lo até à morte. O produtor tem ainda prejuízos aplicando medicação mais do que o recomendado. No caso de dosagem insuficiente, esta não fará efeito e o produtor terá um animal perdendo peso devido a problemas de saúde.
Esses são alguns itens que contribuem para que o produtor obtenha mais quilo de carne por hectare ao ano, sendo importante ressaltar que para a compra ou venda do gado, o valor é negociado de acordo com o peso do animal.
E como pesar e gerenciar o gado de forma mais eficaz?
Existem hoje no mercado modernas soluções para pesagem e gerenciamento do rebanho. São balanças desenvolvidas com alta tecnologia que permitem obter mais precisão e velocidade na pesagem, reduzindo erros, e que podem ser transportadas de um lugar para outro, além propiciarem relatórios no curral.
Apresentam diferenciais como:
MGR-4000
- Impressora inclusa que permite a impressão de relatórios no curral;
- Teclado alfanumérico;
- Bateria interna;
- Barras em aço inox com células de carga digitais.
- Tecnologia Wireless
- Todas as informações do animal em uma única pesagem:
- Barras em inox com células de cargas digitais;
- Maior velocidade na pesagem;
- Mais estabilidade do sinal de peso em relação ao analógico;
- Mais imunidade à umidade, ruído e mau contato elétrico;
- Melhor precisão de pesagem em relação ao analógico;
- Maior número de divisões na balança;
- Melhor resposta à variação de temperatura;
- Células digitais que permitem identificar problemas de mau funcionamento com mais facilidade e diagnosticados pelo próprio indicador (fácil manutenção);
- Cabo robusto com trava de segurança;
- Tampa reforçada;
- Indicador que possibilita a comunicação em vários pontos de pesagem;
- Tecnologia wireless que permite que as balanças se comuniquem com alcance de até 100 metros;
- Impressora acoplada que permite a impressão de relatórios no curral.
Para o pecuarista que deseja soluções mais avançadas de rastreabilidade e gerenciamento do rebanho, existem pacotes opcionais para pesagens.
Através da instalação de um software que faz a comunicação entre a balança e o computador, por exemplo, é possível verificar o lote atual e/ou restaurar um antigo, armazenar dados como o peso e suas variações, além de ser possível exportá-los em diversas extensões, facilitando o uso desses dados em outros terminais. Essa comunicação pode ser feita através de cabos ligados diretamente no computador ou pen drive, possibilitando ainda comunicação com diversos softwares do mercado.
Dessa forma, todo o investimento para obtenção da melhor pesagem e gerenciamento do rebanho é extremamente importante, uma vez que a balança é o caixa do pecuarista!