Como Montar Um Pet Shop: O Que Você Precisa Para Começar

Se você deseja compreender melhor como montar um pet shop e fazer isso em passos simples, confira no artigo as principais ações no início.

Categorias:

Saber como montar um pet shop é algo que exige bastante cuidado, principalmente porque você trabalhará com vidas. Mas assim como todo início de negócio, algumas dúvidas podem surgir, ou então você pode ficar meio perdido e não saber por onde começar.

No artigo, veja quatro passos para abrir o seu negócio de animais:

4 passos: como montar um pet shop

Se você busca saber como montar um pet shop e por onde começar, anote essas quatro dicas. Elas deverão ser seus próximos passos!

1. Faça uma pesquisa de mercado

O primeiro passo é descobrir como você pode trazer algo novo para o nicho, sendo assim, uma pesquisa de mercado irá ajudá-lo com essa tarefa.

Olhe para as lojas de animais em sua área e veja o que elas já estão vendendo e o que não estão:

● você pode trazer alguma novidade?
● por quais motivos a maioria das pessoas está buscando os pet shops? É para compra de produtos? Serviços?
● de que maneira você pode se destacar da concorrência com o que irá oferecer?

Com isso, você já consegue ter uma ideia de quais produtos e serviços revender, em que faixa de preço e possíveis melhorias em comparação com a concorrência.

2. Tenha clareza sobre o que deseja oferecer

Algumas perguntas serão essenciais para dar mais clareza sobre o que você pretende ofertar em sua loja. São elas:

● você venderá animais vivos ou somente os acessórios, produtos e suprimentos para os bichos?
● você irá trabalhar com outros tipos de pets, além dos gatos e cachorros? Isso pode incluir pássaros, roedores e peixes. Ou, você pode abrir ainda mais o leque de opções, se desejar;
● quais produtos você percebe que têm uma alta procura mas as lojas ao seu redor não estão vendendo ainda? Se atente para isso e, caso tenha conhecimento suficiente, poderá oferecer em seu negócio.

Portanto, antes de tudo, é preciso entender qual será o tipo do seu pet shop. Ele pode ser focado somente em serviços para animais como gatos e cachorros ou abrir ainda mais as opções, principalmente de produtos para venda.

3. Mapeie todo o investimento necessário

Para entender como montar um pet shop e começar o negócio com sucesso, você precisa analisar e registrar todo o valor investido, assim, também saberá futuramente se a sua empresa está dando lucros. Alguns dos principais são:

● aluguel ou compra de um espaço;
● pagamento de taxas;
● estruturação da loja com decorações, equipamentos e produtos;
● compra e reposição de estoque;
● pagamento para os serviços públicos, como eletricidade, aquecimento e água;
● compra de alimentos, acessórios, equipamentos e todos os suprimentos necessários para cuidar de qualquer animal que você vender/cuidar.

É importante ressaltar que tudo isso serve mesmo para os que trabalham apenas com banho e tosa, pois precisarão dos produtos adequados para cuidar dos bichinhos.

4. Comece a comprar o que é necessário

Para abrir um pet shop, não é necessário apenas alguns produtos para a venda no local, mas também todos aqueles utilizados para cuidar dos animais. E tudo isso irá depender da abrangência que você vai dar, como dito no passo anterior.

Entretanto, saiba que os principais são:

Alimentos

Para abastecer a sua loja com os principais alimentos para animais de estimação, você precisará obter itens de um fornecedor de pet shop respeitável (e acessível), que venda por atacado.

Os produtos que você escolher para estocar dependerão do seu nicho, mas não encha sua loja até as tampas em seu primeiro pedido. Isso vai custar muito dinheiro e pode resultar em estoque desperdiçado — o verdadeiro pesadelo de um lojista.

Em vez disso, compre um pequeno número do básico e veja o que é popular, pois você pode fazer um novo pedido a cada semana ou quinzena, capitalizando e expandindo o que está saindo melhor.

Acessórios e produtos de higiene

Tanto os acessórios para animais quanto os produtos para cuidados, como shampoos, hidratantes, lenços e demais itens também precisam ser escolhidos com cautela. No início, tenha um pouco de cada, de uma ou duas marcas, e, após ver como as vendas se desdobram, você pode ter mais modelos, marcas e tipos diferentes para expor na loja.

Além dos produtos para venda, você também precisará de seu próprio suprimento de itens, como equipamentos de limpeza, alimentos, brinquedos, ferramentas e acessórios de tosa para cuidar dos animais enquanto eles estiverem sob seus cuidados.

Layout da loja

Outra parte importante é equipar bem a sua loja com todos os móveis e a decoração necessária. Isso abrange as estantes para exposição e organização e demais mobiliários. É importante que os produtos que estejam à venda sejam mostrados de maneira efetiva. Além do balcão para o atendimento inicial, é claro.

Se você for vender algum tipo de animal, precisará de espaços grandes e de qualidade, como gaiolas ou outro tipo de recinto, de acordo com suas necessidades de sobrevivência. E lembre-se, esses locais precisam ser adequados e muito bem cuidados para os animais viverem bem, caso contrário, poderá ter problemas futuramente.

Equipamentos

Um dos principais passos de como montar um pet shop é encontrar os equipamentos maiores, que são essenciais em sua loja.

Além das balanças para pet shops, que são diferentes das demais, ou seja, devem ser próprias para pesar animais pequenos, você também precisará de outras máquinas que o ajudem. Alguns dos exemplos são:

● máquinas de tosa;
● secadores;
● banheiras.

E claro, outro item muito importante são as balanças para pesar e vender as rações disponíveis.

Portanto, se você está interessado em abrir um espaço assim e quer entender melhor quais materiais escolher para não ter problemas, veja também o artigo sobre como escolher uma balança para pesar ração no seu pet shop!