Todo equipamento de medição tem alguns cuidados para que sua vida útil seja prolongada. Confira algumas orientações de como fazer para a balança pesar corretamente por mais tempo, aproveitando mais do sistema e aumentando a produtividade no processo.
1. Superfície
A balança deve operar sobre uma superfície plana, em local com boa iluminação, protegida de resíduos de sujeira como pó, salinidade, restos de alimentos e umidade.
2. Local
Além disto, deve operar em local com ausência de corrente de ar, a fim de se obter estabilidade nas leituras de pesagens, para que o valor indicado não apresente oscilação durante o processo de pesagem.
3. Vibrações
Deve-se evitar ou minimizar vibrações no ambiente, oriundas de máquinas ou outros equipamentos que apresentem trepidação ou ruídos excessivos, que possam interferir no processo de pesagem.
4. Temperatura
Evite a incidência de luz solar diretamente no equipamento de pesagem ou exposição a variações bruscas de temperatura. Verifique sempre os limites de temperatura estipulados no manual do usuário.
5. Nivelamento
A balança deve estar nivelada. Quando não houver um nível acoplado ao equipamento pode ser utilizado um nível do tipo carpinteiro. Os pés do equipamento devem ser ajustados a fim de se obter um correto nivelamento. Não indicamos a utilização de calços e outros instrumentos similares para nivelar a balança.
6. Lacre
Verifique se o lacre não está encostando no prato de pesagem. Se isso ocorrer, posicione-o para baixo, para que o equipamento não apresente uma medição sujeita a erros.
7. Aquecimento
A balança deve ser ligada pelo menos 10 minutos antes de se iniciarem as pesagens para aquecimento do circuito/mecanismo interno. O tempo de pré-aquecimento pode variar de acordo com cada modelo de equipamento.
8. Limpeza
A balança e seu prato de pesagem devem estar limpos e secos, para uma pesagem confiável e livre de erros. Para limpar a balança, utilize um pano seco e macio. Se for necessário remover manchas mais difíceis, utilize um pano levemente umedecido em água e sabão neutro. Nunca use benzina, thinner, álcool ou outros solventes químicos na limpeza da balança.
9. Cuidado no manuseio
Ao iniciar o processo de pesagem, o produto deve ser inserido delicadamente sobre o prato. Após colocar o produto, aguarde a estabilização da leitura. Evite impactos e sobrecargas no prato de pesagem, garantindo o perfeito funcionamento do equipamento por mais tempo.
10. Pesagem centralizada
Posicione a carga a ser medida mais próximo possível do centro do prato de pesagem para evitar erros de excentricidade (erros nos cantos), os quais os equipamentos de pesagem estão sujeitos.
11. Manutenção periódica
A manutenção do equipamento de pesagem deve estar sempre em dia para evitar fraudes e perdas no processo de pesagem, antecipando-se ao problema. As quebras ou mau funcionamento dos equipamentos podem ser evitados/reduzidos através de programas de manutenção preventiva.
12. Conferência constante (calibração)
A conferência do equipamento pelo menos uma vez ao dia utilizando pesos padrão pode evitar possíveis desvios, além de ajudar a identificar o momento certo de acionar a assistência técnica para correção dos erros.
13. Evitar autuações
Lacres rompidos, visor quebrado, falta da plaqueta de identificação, mau funcionamento, etc. Tudo isso pode trazer problemas com a fiscalização e possíveis autuações. Manutenções preventivas e corretivas devem ser feitas somente em oficinas credenciadas pelo Ipem, pois somente técnicos credenciados podem efetuar manutenção nos equipamentos de pesagem.
14. Treinamento
Os operadores devem estar treinados e aptos a operar o equipamento.
15. Confie no manual
Os manuais do usuário são fontes ricas de informações e devem ser lidos antes de operar os equipamentos.