Ao chegar em uma padaria, supermercado ou restaurante o cliente se depara com vários produtos que são vendidos por peso. Alguns pré-embalados e outros pesados na hora. E o que determina que você vai pagar o preço certo por aquela quantidade do que está comprando?
Ao adquirir produtos como carnes, pães, laticínios e hortifrúti, pesados na hora, é aconselhável o acompanhamento do processo de pesagem, no qual a balança deve estar em local visível.
Desta forma, confira abaixo alguns pontos relevantes para ficar atento.
1. Antes de iniciar as pesagens.
Verifique se a indicação da balança está em "zero".
2. Prato de pesagem.
Verifique se o prato de pesagem está limpo, seco e livre de objetos ou resíduos inseridos sobre o prato de pesagem, como sobras de alimentos, papelão molhado ou ganchos, barbantes pendurados, ímãs, etc. que possam provocar erros na pesagem.
3. Verifique se a balança possui lacre.
O lacre impede a violação do equipamento e o acesso ao ajuste de indicação. Equipamentos que apresentem o lacre rompido ou não possuam lacre podem apresentar uma medição sujeita a erros.
4. Selo.
Verifique se a balança possui o selo do Inmetro, mostrando que está dentro da validade da verificação realizada pelos fiscais do Inmetro.
5. Nivelamento.
Verifique a indicação de nível da balança. O desnivelamento pode ocasionar erros de pesagem.
6. Procedência da balança.
Não aceite produtos pesados em balança para uso doméstico. Estes equipamentos não possuem controle metrológico e podem apresentar uma medição sujeita a erros.
7. Embalagem.
O consumidor paga apenas pelo produto e não pela embalagem. Portanto, o produto deve ser pesado sem a embalagem, ou ter o seu peso descontado.
8. Venda direta ao consumidor.
Para venda direta ao consumidor, é aconselhável que a balança tenha a divisão entre 2 e 10 gramas. Isso significa que a balança vai arredondar os números abaixo dessa faixa. Quanto menor a divisão maior a precisão da balança.
9. Displays.
As balanças eletrônicas devem ter dois displays (um para a visualização do operador e o outro para o consumidor). No display do consumidor deve ser mostrado o peso do produto, o preço por quilo e o valor total a ser pago.
10. Restaurantes de comida por quilo.
Nos estabelecimentos comerciais que vendem comida por quilo o peso do prato deve ser descontado, ou seja, incluído no valor de tara. Com a balança vazia, o display indicará o valor negativo, referente ao peso do prato.
11. Venda de pão francês.
Para a venda de pão francês, a divisão de escala da balança não pode ser superior à 5 gramas. O pão francês (ou pão de sal) só pode ser vendido por peso e o peso da embalagem não pode ser incluído na pesagem.
12. Acompanhe a pesagem.
O processo de pesagem deve ser acompanhado e, caso alguma irregularidade seja encontrada, entre em contato com a ouvidoria do Inmetro da sua região.
Prestando atenção nesses 12 pontos o consumidor pode sair tranquilo de estar levando exatamente a quantidade que pagou.